Skip to main content
Blog

O que são projetos topográficos e como eles são realizados

By 28 de abril de 2021janeiro 13th, 2023No Comments

Existem inúmeras situações cotidianas no setor de geração e transmissão de energia em que é necessário recorrer a projetos topográficos. Alguns deles são: na execução de uma obra, obtenção da localização exata de determinada planta ou animal ameaçado de extinção, exploração geológica, cálculo de distâncias em uma viagem e de acidentes geográficos em um percurso.

 

Estes projetos são instrumentos importantes para descrever com detalhes o relevo e as condições físicas de um terreno. Eles são constituídos por informações como: metragens, áreas, coordenadas, desníveis e perfil, posição de árvores e qualquer outro elemento que interfira na execução da obra.

A elaboração de projetos topográficos requer o uso de instrumentos com precisão minuciosa. Para materializar os pontos de apoio no terreno e determinar as coordenadas deste documento, os topógrafos necessitam coletar os ângulos e as distâncias verticais, horizontais e inclinadas de uma determinada área.

Os projetos topográficos também determinam pontos de apoio altimétricos e planimétricos. Isso os permite representar o terreno analisado com o maior detalhamento possível. Confira mais detalhes sobre estes projetos e como ele te ajuda em diferentes situações cotidianas.

Mapas topográficos

 

Os mapas topográficos são representações detalhadas de um relevo natural em grande escala. Eles têm como aplicação as curvas de níveis como método utilizado para indicar as elevações, assim detalhando o relevo na sua melhor composição. Quanto melhor o nível de escala de ampliação, melhor será sua precisão para seu projeto. A maioria dos levantamentos topográficos em uso foi produzida manualmente. Para os cartógrafos e profissionais da área, o futuro está aqui hoje. Uma rede bem sucedida e estabelecida de mais de 70 satélites espalhados pelo globo constitui a base do Sistema de Posicionamento Global (GPS).

Atualmente, existem outras redes de satélites similares ao GPS (EUA), como por exemplo o Glonass (russo). Quando coletados juntos com equipamento topográficos de GPS se tem pontos de alta precisão e seu modo operante se constitui em enviar pulsos de ondas eletromagnéticas 24 horas por dia na direção da Terra e medir a força e a duração do tempo necessário para que um sinal se recupere. A partir dessas informações, os cientistas podem determinar a altura e a forma dos recursos na superfície.

 

Geralmente, quando gravados em série, os pontos coletados fornecem as coordenadas (UTM-x,y,z / Geográfica-Lat-Log), que assim mostram as mudanças graduais no terreno.

 

Esses mapas exigem um pouco de conhecimento para sua interpretação e podem ser difíceis de ler, caso você não tenha conhecimento técnico no assunto. Esse sistema permite que os topógrafos de campo determinem com precisão as posições horizontais a poucos centímetros, mesmo nos terrenos mais remotos onde as técnicas convencionais de topografia são impossíveis.

Para que servem os projetos topográficos

 

A topografia não apenas fornece uma imagem realista da superfície da Terra, mas também ajuda outros profissionais a observar as formas como os rios e córregos drenam a paisagem onde as planícies são propensas a inundações, para onde placas tectônicas estão se movendo, entre outros estudos importantes para a sociedade.

 

A topografia também é um dos fatores que influenciam onde existem ecossistemas específicos. Portanto, a topografia pode ser usada por profissionais para prever onde certas plantas ou animais, como espécies ameaçadas de extinção, podem ser encontrados.

 

Esses levantamentos servem para identificar características naturais e artificiais de uma determinada área, usando as tecnologias GPS e EDM, onde a linha de base da calibração do EDM deve ser dimensionada para determinar a escala.

 

Benefícios dos projetos topográficos

 

O estudo e elaboração de projeto topográfico pode ter diversas aplicações, como planejamento militar e exploração geológica. Informações detalhadas sobre as características de um terreno são essenciais para o planejamento de qualquer obra de engenharia civil.

Mais recentemente, plataformas de navegação em larga escala, como a HERE  foram desenvolvidas usando a tecnologia de satélite. Esse mecanismo vem fornecendo as primeiras pesquisas completas e amplamente disponíveis sobre a Terra.

 

Os mapas e projetos topográficos são desenvolvidos a partir de dados de pesquisas geográficas. E servem como base de uma estrutura, independentemente de ser uma estrutura industrial, comercial ou residencial.

 

Listados abaixo estão alguns dos principais benefícios da realização de um projeto topográfico:

 

Fornece os dados necessários sobre uma área antes de construir: com um mapa e projeto topográfico, você pode analisar dados e planejar os recursos com mais precisão. Isso porque, obterá informações específicas sobre o funcionamento do solo de uma determinada região.

Fornecer informações sobre alterações realizadas na terra: essas pesquisas podem fornecer informações sobre alterações que foram feitas antes de serem usadas. Isso permite que os engenheiros planejem a estrutura e, ao mesmo tempo, assegurem que ela seja adequada ao terreno antes de começar o processo de construção.

 

Garantir construção durável: levantamentos topográficos, realizados antes da construção de um projeto, permitem que você entenda a topografia do terreno. Existem várias empresas que possuem vasta experiência na realização de pesquisas topográficas ou terrestres.

Tecnologias envolvidas

Um projeto topográfico requer o uso de diferentes tecnologias. Uma das mais tradicionais é o Sistema de Posicionamento Global (também conhecido como “GPS”, em inglês). Este é considerado um dos modos mais eficientes para se sondar e demarcar o solo com bastante precisão.


Para utilizar o GPS para a elaboração de tais projetos , é preciso primeiro posicionar o GPS em um local estável e determinar a previsão do aparelho a fim de ter dados com a maior exatidão possível.

Em seguida, é fundamental colocar um tripé ou outro aparelho capaz de fazer uma triangulação para capturar a área. Por fim, os instrumentos devem ser posicionados para localizar o receptor. Realizadas essas etapas, o GPS pode medir e demarcar as áreas desejadas.

Quando este processo for finalizado, o topógrafo deve revisar a demarcação e mover o receptor para os pontos seguintes (cuja quantidade varia de acordo com a área que deve ser analisada).

Mais recentemente, os drones surgiram com a promessa de revolucionar diferentes áreas do conhecimento. Sem dúvida, uma delas é a topografia. Se antes o mapeamento completo de um terreno levaria dias ou até semanas, os drones voadores agilizaram esse processo e são capazes de realizá-lo em poucas horas.

Além de conferir maior rapidez, os drones baratearam o processo de elaboração de projetos topográficos de grandes áreas. Esse benefício é importante especialmente para projetos de grande porte que realizam o levantamento topográfico de áreas extensas.

Dois conceitos fundamentais para o levantamento topográfico realizado por drones são a precisão relativa e a absoluta. A primeira se refere à medição de como os objetos são posicionados entre si, enquanto a segunda diz respeito à diferença entre a localização dos objetos no modelo reconstruído e a sua verdadeira posição na Terra (conhecida como sistema de coordenadas geodésicas).

Como avaliar a precisão?

Este é um dos maiores desafios para quem deseja realizar um bom projeto topográfico. A precisão deste documento é definida como o grau em que a precisão absoluta se aproxima da precisão relativa. E isso é determinado pela qualidade do processo fotogramétrico.

As condições em que o projeto topográfico é realizado também impactam diretamente na precisão deste documento. Algumas condições ideais para que seja produzido um bom resultado são: boas condições climáticas, terreno regular com pontos característicos, GPS em boas condições, vôo estável do aparelho que realiza a medição e uma sobreposição adequada da imagem.

A elaboração de um projeto topográfico requer profissionais qualificados, tecnologias avançadas e uma medição cuidadosa de vários pontos de verificação no terreno em questão. Quanto mais pontos de verificação forem dispostos, maiores as chances de produzir um levantamento topográfico detalhado e preciso.

VisãoGeo é referência em Geotecnologia, possuindo sistemas e soluções próprias para empresas privadas e órgãos públicos. Também é a maior representante da Plataforma de Geolocalização HERE na América Latina. 

 

Um dos principais benefícios desta plataforma é a disponibilização de tecnologia geocoding, capaz de fornecer um grande número de dados organizados com informações assertivas para uma boa tomada de decisões.

 

Algumas outras vantagens são: a HERE acessa milhões de lugares no mundo, oferece mapas otimizados e personalizados com os dados mais relevantes para o seu projeto e proporciona uma visualização simples dos dados através de uma API especializada.

 

A escolha por esta plataforma pode te impedir de cometer erros dispendiosos e, ao mesmo tempo, garante o mais alto controle de qualidade do seu empreendimento.