A gestão territorial de parques eólicos é complexa e envolve desde o mapeamento de áreas até o relacionamento com proprietários de terra. É por isso que uma central de atendimento inteligente se destaca como uma ferramenta estratégica para garantir conformidade legal, eficiência operacional e bom relacionamento com as comunidades.
De acordo com relatório da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), nosso país tem uma das maiores capacidades de geração de energia eólica do mundo, com 1.027 parques eólicos em operação, totalizando 30,45 GW de potência em 2023. Esses números representam cerca de 13% da matriz energética brasileira. Por isso, mesmo com significativas adversidades, o potencial de crescimento é expressivo.
Com tantas variáveis envolvidas, a central de atendimento inteligente cumpre um papel de importância tática para o empreendimento. A seguir, entenda por quê.
Especificidades da gestão de projetos eólicos e como resolvê-las
Para além das questões de engenharia e implantação de um empreendimento de energia eólica, tendo em conta a extensão das áreas envolvidas, a governança territorial tem suma importância. Sendo assim, entre as principais especificidades dessa gestão, podemos destacar:
1. Monitoramento de áreas de influência e uso do solo
Para mitigar ocupação desordenada do território e a ocorrência de conflitos fundiários e ambientais, é preciso contar com sensores remotos e sistemas de monitoramento para fiscalizar o território ocupado pelo parque, bem como suas áreas de influência. Assim, garantindo o uso racional do solo e respeitando limites ambientais e legais.
2. Gestão integrada de licenças e condicionantes ambientais
Para garantir viabilidade do empreendimento, é preciso assegurar conformidade contínua com normas ambientais e fundiárias. Nesse sentido, um serviço de consultoria fundiária integrada a uma central de atendimento inteligente pode armazenar, organizar e monitorar prazos de licenças ambientais, autorizações e condicionantes impostas por órgãos reguladores. Com alertas programados, evita-se a perda de prazos ou o descumprimento de obrigações legais.
3. Rastreamento e gestão de contratos de arrendamento
A gestão territorial envolve dezenas ou centenas de contratos com proprietários de terra. Contudo, com tecnologias e plataformas modernas, por exemplo, o Specifor, é possível organizar e monitorar a situação contratual de cada área. E isso tudo com alertas automáticos para renovações, reajustes ou revisões. Proporcionando mais segurança jurídica e eficácia na gestão fundiária.
4. Integração com sistemas públicos e bases geográficas oficiais
É importante estar conectado com sistemas como o CAR (Cadastro Ambiental Rural), SIGEF (Sistema de Gestão Fundiária), IBGE, INCRA, entre outros, garantindo dados atualizados e evitando sobreposição com áreas sensíveis.
5. Relacionamento com comunidades e stakeholders locais
Uma central de atendimento inteligente também pode funcionar como um canal de comunicação ativo e transparente com os arrendatários ao longo de toda a operação. Além de receber e organizar demandas de proprietários de terras, comunidades vizinhas e órgãos públicos.
Como resultado, melhora o diálogo territorial, reduzindo tensões e fortalecendo a aceitação social do empreendimento.
Excelência na governança de ativos
Para manter nos trilhos a gestão fundiária de uma operação tão complexa quanto um parque eólico, é necessário controlar e responder rapidamente a possíveis ocupações irregulares, conflitos socioambientais ou ainda danos na faixa de domínio da estrutura.
No entanto, sem o suporte adequado, o gerenciamento dessas frentes torna-se vulnerável a erros que afetam prazos, compliance e o andamento do parque como um todo.
É aqui que entram os serviços oferecidos pela VisãoGeo. Somos especializados em fornecer soluções para otimizar os processos e garantir uma gestão eficiente de contratos, além de oferecer um atendimento personalizado aos proprietários dos terrenos arrendados.
Através da nossa Central de Atendimento Inteligente, é possível:
- Acessar e ter controle sobre todo o histórico de atendimento;
- Contar com uma comunicação assertiva e eficiente na solução de problemas;
- Adquirir agilidade nas tratativas com os proprietários;
- Garantir excelência na gestão territorial e governança fundiária.
Estamos prontos para esclarecer dúvidas sobre contratos e pagamentos, oferecendo informações claras e objetivas para que você tome decisões com segurança. Ademais, mantemos você informado com atualizações constantes sobre eventos importantes, reuniões e visitas de campo, para que você esteja sempre no controle.
Conte com nossos especialistas
Com mais de 20 anos de experiência, somos referência em estratégia para governança de ativos. Nossa ferramenta é a tecnologia, mas nosso diferencial é atendimento humanizado proporcionado pela equipe da VisãoGeo.
Otimize a gestão territorial de seus parques eólicos com quem entende do assunto. Fale com um consultor e veja como nossa Central de Atendimento Inteligente pode transformar o seu projeto.