Skip to main content
Blog

Levantamento batimétrico: procedimento necessário para empreendimentos de geração de energia

By 27 de março de 2020janeiro 13th, 2023No Comments
visaogeo-plantas-georreferenciadas
Seja para construção, dragagem ou outras atividades relacionadas à geração de energia, os levantamentos batimétricos ajudam a trazer clareza aos projetos hidrográficos.
pesquisa batimétrica traz à luz a profundidade dos lagos ou dos oceanos, enquanto a pesquisa hidrométrica registra o ciclo hidrológico das águas superficiais, permitindo medir a profundidade e mapear as características subaquáticas de uma massa de água.
Esse procedimento é utilizado para diferentes fins, incluindo relatórios sobre inundação, contorno de córregos e reservatórios, vazamento, limpeza, assim como em casos de estabilização, estudos de qualidade da água, remoção de barragens, derramamentos, armazenamento e preenchimento de reservatórios e lagoas.
Métodos de pesquisas batimétricas
Um levantamento batimétrico deve seguir um planejamento prévio das atividades envolvidas. Esse processo inicia desde a localização geral da área a ser levantada (rio, lago, reservatório, porção marinha), até o contato com os órgãos competentes.
Após essa etapa inicial, parte-se para uma inspeção no local, onde são verificadas as condições da área a ser explorada. Estimativa de largura e profundidade, interferências antrópicas no meio ambiente, tais como projetos de hidrelétricas e barragens, construções como canais e pontes, etc.
A batimetria é uma compilação de dados adquiridos de:
  • Medições a laser no ar (LADS);
  • Profundidades derivadas do sensoriamento remoto via satélite;
  • Linhas de sondagem com orientação transversal à direção predominante das linhas isobarométricas;
  • Linhas de sondagem dispostas de forma regular, e podem ser paralelas, circulares, radiais, em zigue-zague ou aleatórias.
Esta escolha depende dos recursos materiais, objetivo do trabalho e recursos humanos disponíveis. Por isso, deve-se definir os dados horizontais e verticais do campo investigado.
Pela legislação atual, será preciso realizar levantamentos em SIRGAS2000 ou em sistemas locais. As observações maregráficas são de extrema importância para o conhecimento e definição destes níveis.
Métodos de levantamentos batimétricos
Vários métodos podem ser usados ​​para pesquisas batimétricas:
  • Levantamento de feixes múltiplos: um eco-multímetro de feixe acoplado a um barco envia feixes, por meio de uma “faixa” no corpo d’água. À medida que as vigas são devolvidas do piso d’água, os dados são coletados e processados. As informações ​​podem ser visualizadas em tempo real no barco durante a pesquisa. O levantamento de feixes múltiplos geralmente é realizado em corpos d’água maiores.
  • Levantamento de feixe único: os ecos sonoros de feixe único produzem uma linha de pontos de profundidade diretamente sob o equipamento. Essas medidas geralmente são feitas enquanto um navio está em movimento, para identificar padrões gerais do fundo do mar e/ou cardumes de peixes.
  • Perfil de corrente acústica com Doppler (ADCP): equipamento que captura faixas de dados, por meio da aquisição de vários pontos de profundidade em cada área, como no caso das medições a laser no ar (LADS). Esses conjuntos de dados são de resolução muito alta, com dados com precisão abaixo de um metro da profundidade. 
À medida que a profundidade da água aumenta, a resolução dos dados diminui devido a dois fatores: a) é necessário um sistema de baixa frequência em águas profundas para que as ondas sonoras alcancem o fundo do mar. b) para aumentar a resolução dos dados coletados em águas profundas, o ventilador pode ser reduzido para coletar dados de uma área menor; isso aumenta a resolução, mas consome mais tempo, pois muitas linhas de dados precisam ser adquiridas.
Importância do levantamento batimétrico
O levantamento batimétrico em reservatórios é de extrema importância, pois estes estão diretamente ligados ao volume de água em usinas hidroelétricas.
Consequentemente, o procedimento estima a capacidade de atendimento de diversos usos que são exigidos dos reservatórios, como:
  • Abastecimento urbano: domiciliar e industrial;
  • Usos no campo: irrigação e dessedentação de animais;
  • Na geração hidrelétrica e nos usos consultivos: esportes aquáticos, lazer, navegação, paisagismo, etc.
Em países como o Brasil, que apresentam uma matriz energética predominantemente baseada em fontes hidráulicas, o levantamento batimétrico se faz ainda mais essencial. Além de projetos de uso dos recursos hídricos, o planejamento energético e de desenvolvimento também estão atrelados a estudos desta natureza.
Veja a seguir outros setores que utilizam tais recursos:
  •  Segurança de navegação: cartas náuticas;
  •  Cálculo do volume de água;
  •  Controle de poluição;
  •  Indústrias de minerais e peixes;
  •  Construção e manutenção de portos e docas.
Precisa de suporte e orientação em seu mapeamento? A VisãoGeo auxilia seus clientes na implementação e monitoramento de novos processos de negócio, com padrão de qualidade em nível mundial. Fale conosco.