Saiba como é possível, com baixo investimento, reduzir custos com soluções práticas e personalizáveis para logística.
Muitos empresários talvez se questionem como é possível otimizar a entrega de produtos ao mesmo tempo que pretende ir reduzindo custos operacionais com ela.
Obviamente não é algo mágico que possa ser resolvido instantaneamente em situações como trânsito, condições das estradas ou mesmo a questão das manutenções e abastecimentos dos veículos neste processo.
Portanto, para que possa diminuir os custos e realizar a entrega dos produtos dentro do tempo hábil, com estes dentro de suas perfeitas condições de uso, mencionaremos algumas dicas importantes.
Melhorando a logística: reduzindo custos
Vivemos em um novo momento de consumo, em que as pessoas passaram a comprar muito mais pela internet do que por lojas físicas, o que, consequentemente, aumenta o fluxo de entrega. Principalmente nas grandes capitais, pois sabemos das grandes dificuldades de lidar com o trânsito, qualidade das estradas e os riscos que estamos expostos pela falta de segurança constante.
Enfatizamos que talvez a maior dificuldade das grandes capitais com relação à entrega seja relacionada ao trânsito, visto que dificulta a locomoção e a entrega dentro do prazo estabelecido.
Como o crescimento dos veículos não é algo planejado na construção de ruas e avenidas, fica difícil determinar uma rota que possa ser mais rápida para realizar a entrega dos produtos aos seus consumidores.
No entanto, é possível amenizar estes inconvenientes através de aplicativos específicos como a Plataforma HERE. Este aplicativo relaciona serviços de localização com conteúdos de mapas, facilitando a geração de rotas.
Assim, não só é possível determinar uma melhor rota para entrega dos produtos, como também, poderá utilizar juntamente com outras ferramentas para auxiliar na redução de custos.
Também é possível coletar dados considerando todas as variáveis da logística, como número de caminhões, locais de coleta, endereços de entrega, horários de funcionamento e paradas obrigatórias para abastecimento e descanso.
A Plataforma HERE também tem a vantagem de poder ser utilizada em modo off-line, sendo possível utilizar quando estiverem em áreas sem cobertura de rede telefônica.
Dicas para diminuir os custos com a logística
Além da ajuda tecnológica também há outros meios de diminuir custos com a logística, são eles:
- Planejar um roteiro de entregas de forma estratégica, visto que é necessário analisar o local do depósito juntamente com o endereço da entrega, além da quantidade de veículos destinados para isso;
- Prazo de entrega – Os prazos de entrega são muito importantes para quem trabalha nessa área, pois é a credibilidade da sua empresa que está em jogo, portanto, defina um prazo aceitável e cumpra-o;
- Manutenção dos veículos – É importante realizar manutenções periódicas aos veículos que realizam as entregas, visto que não só a perda patrimonial contará, mas os produtos de muitas pessoas também;
- Mais locais de estoque – Quando fizer o planejamento das entregas, analise a possibilidade de ampliar os estoques através de outras lojas em parceria, definindo qual a unidade realizará a entrega;
- Monitore as entregas – É um ponto muito importante, tanto para a segurança patrimonial quanto para questões de possíveis acidentes ou rotas não identificadas;
- Otimize entregas alternativas – É importante identificar qual o melhor transporte para determinada entrega, ou seja, para pequenas distâncias e pequenas mercadorias, pode ser verificado o transporte poderá fazê-lo.
Cuidados que devem ser adotados para evitar mais custos
Mencionamos há pouco algumas dicas para diminuir os custos e otimizar a entrega, porém existem outros custos que podem e devem ser evitados, pois muitos deles são estão dentro do previsto. Podemos exemplificar com a questão das leis de trânsito, é importante treinar e conscientizar seus funcionários a seguirem a legislação vigente, pois evitará possíveis multas de trânsito ou mesmo apreensão do veículo.
É importante ainda incluir os custos com entrega de forma inteligente, se utiliza um serviço próprio de entrega, é necessário realizar um estudo claro sobre o custo total daquele produto e da entrega dele.
Os custos analisados são: custo médio por viagem, combustível por km rodado, manutenções de prevenção e correção, depreciação dos veículos, sinistro e multas. Com estes dados, será necessário analisar se os custos estão compatíveis com os lucros, visto que poderá ser a forma de redirecionar ou mesmo dimensionar melhor a logística.
Também é necessário acompanhar e orientar bem os funcionários que realizam as entregas, além dos cuidados com a entrega, também é importante os cuidados com o próprio produto. Os funcionários têm de estar prontos para possíveis imprevistos e será necessária uma comunicação efetiva entre a empresa e o funcionário para evitar atrasos desnecessários na entrega.
Conclusão
Enfatizamos que a tecnologia é ser um grande trunfo para evitar mais custos operacionais com a entrega de produtos, além disso, o treinamento dos próprios funcionários para lidar com imprevistos.
Portanto, reduzir custos através de uma boa logística e, consequentemente, uma entrega dentro do prazo, poderá contribuir para a fidelização dos seus clientes, além de fortalecer a imagem da empresa perante o mercado.
Conte com a HERE para modernizar os seus processos logísticos
A HERE pode ser uma excelente ferramenta para ajudar a sua empresa a otimizar seus processos logísticos e reduzir os seus custos. Faça agora mesmo o teste Freemium da plataforma e experimente o poder da HERE para o seu negócio.