Mapa convencional do solo
O mapa convencional do solo atualmente incorpora observações pontuais do campo que são georreferenciadas com GPS e modelos digitais de elevação visualizados em um SIG. Embora a medição e mapeamento seja manual.
Desse modo, em uma única imagem, a localização de um ponto é dada por sua posição x, y. A coordenada correspondente do espaço de objeto 2D X, Y pode ser determinada por algum método de georreferenciamento, conforme descrito acima.
Ao medir a partir de imagens estéreo orientadas de forma relativa e absoluta em um sistema de coordenadas de solo, a paralaxe estereoscópica de um ponto é medida adicionalmente para obter sua altura Z.
Os dispositivos de medição estereoscópica são barras de paralaxe analógicas para estereoscópios analíticos, estações de trabalho fotogramétricas digitais. Pequenas marcas gravadas em uma barra de vidro ou sobrepostas como pontos ou cruzamentos de luz são exibidas sobre as coordenadas de forma independente.
Ajustando sua posição para que se fundam em uma única marca no local exato do ponto a ser medido, é possível determinar a paralaxe x e, portanto, a altura do ponto. No entanto, seu sucesso depende significativamente do contraste, textura e padrão da imagem local.
Agora que você entendeu quais são as finalidades do mapa de uso e ocupação do solo, que tal conhecer a VisãoGeo? Somos referência em Geotecnologia e oferece sistemas e soluções próprias para empresas privadas e órgãos públicos, além da maior representante da Plataforma de Geolocalização HERE na América Latina. Fale conosco e entenda como podemos ajudá-lo.