O levantamento planialtimétrico muitas vezes é necessário no processo de georreferenciamento. Saiba o que ele é e quais as vantagens em relação aos outros levantamentos topográficos.
O levantamento planialtimétrico é fundamental para que se possa conhecer a superfície de um determinado terreno. A realização desse levantamento permite que sejam obtidas as coordenadas x, y e z de um ou mais pontos ao longo de uma determinada área. Um de seus principais produtos, além do levantamento do perímetro do imóvel, é a obtenção das curvas de nível do terreno.
Antes de entrarmos a fundo no que é o Levantamento Planialtimétrico, vamos falar um pouco mais sobre os levantamentos topográficos existentes. Pois, apesar do Levantamento Planialtimétrico ser considerado o mais completo, existem dois outros tipos mais importantes que também podem ser úteis e necessários para determinados casos.
Os tipos de levantamento topográfico
Atualmente, existem 3 tipos de levantamentos topográficos que são mais utilizados. Estes são o Levantamento Altimétrico, que é necessário quando objetiva-se mensurar o relevo das porções; o Levantamento Planimétrico. conhecido também como Planimetria, em que faz-se as medições horizontais de uma determinada área e tem como uso principal a delimitação e demarcação de terras, sendo requerido no georreferenciamento, por exemplo. Por fim, há o Levantamento Planialtimétrico, que vamos explicar no próximo parágrafo.
Saiba tudo sobre os 3 tipos de levantamento topográfico
O que é o Levantamento Planialtimétrico e qual sua importância?
Conforme já foi mencionado, o Levantamento Planialtimétrico é uma descrição documentada de um terreno em todos os seus detalhes. Trata-se da união do Levantamento Altimétrico com o Levantamento Planimétrico. Nele, são descritas de maneira precisa as diferenças de nível entre as partes do terreno, os ângulos e as medidas planas. O perímetro e as dimensões horizontais também estão descritas, além da posição real do norte.
Como resultado desse levantamento, produzem-se as Plantas e Memoriais Descritivos, que devem conter a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Nesses documentos, as áreas são descritas de acordo com as necessidades do empreendedor, que poderá utilizá-las em órgãos como cartórios de Registro de Imóveis e Prefeituras para obter a liberação de uma determinada área.
É importante relembrar que todo esse levantamento e registros só podem ser desenvolvidos por um profissional devidamente registrado em seu conselho de classe e realizado mediante equipamentos de precisão específicos. De outro modo, um simples erro nesse tipo de levantamento pode por todo um projeto em xeque, o que muitas vezes gera prejuízos.
Para visualizar um estudo de caso completo sobre governança territorial, faça download do conteúdo:
As vantagens do Levantamento Planialtimétrico
Esse é, com certeza, o levantamento mais completo, visto se tratar da união do levantamento altimétrico com o levantamento planimétrico. Por isso, ele permite a descrição tanto das alturas e elevações do terreno, quanto das projeções horizontais.
O que garante a segurança de um Levantamento Planialtimétrico são os instrumentos topográficos precisos, manuseados por profissional qualificado.
Conte com a VisãoGeo para este trabalho!
A VisãoGeo é referência no mercado em serviços de geotecnologia, fazendo com que você tenha total segurança nesses e noutros projetos que precisar. Converse agora com um consultor e garanta o melhor serviço.