Skip to main content

Lidar com a gestão de ativos envolve muito mais do que apenas controlar terras ou propriedades. Trata-se de um processo complexo, que exige o gerenciamento fundiário em tempo real de inúmeras variáveis: desde o diagnóstico da região, passando pela fiscalização de áreas, até a auditoria de serviços e a assessoria jurídica. 

Tradicionalmente, gerir todas essas etapas demandaria uma equipe numerosa e altamente especializada. Porém, muitas empresas não têm estrutura para esse tipo de investimento ou não têm interesse em direcionar tanto esforço à uma área específica do negócio. É por isso que, nesse cenário, a automação e a digitalização de processos surgem como soluções estratégicas. 

Segundo um estudo da McKinsey & Company, empresas que adotam a automação conseguem reduzir custos operacionais em até 30% e aumentar a eficiência em até 40%.  

No texto a seguir, elencamos os principais benefícios da digitalização na gestão fundiária de ativos e como você pode dar os primeiros passos nesse caminho. 

 

Complexidade da gestão fundiária 

A complexidade fundiária está presente em diversos setores estratégicos da economia. Por exemplo:

  • Mineração: no desenvolvimento e expansão de jazidas; 
  • Transportes: na implantação de ramais ferroviários e duplicações de vias; 
  • Agro: no controle patrimonial preciso. 

Cada fase da governança fundiária exige cuidado, precisão e acompanhamento constante. Afinal, em todos esses contextos, há uma enorme quantidade de dados, relatórios, contratos e pareceres jurídicos a serem analisados e monitorados. 

Quando esse processo é feito manualmente, com planilhas, documentos físicos e sistemas desconectados, os riscos aumentam. Ou seja, informações se perdem, dados ficam desatualizados e o retrabalho se torna inevitável. Por isso, gerenciar essas informações de controle fundiário sem apoio tecnológico é abrir espaço para falhas e atrasos. 

Ademais, manter uma operação tão complexa de forma manual compromete o crescimento do negócio e, como resultado, dificulta a tomada de decisões com agilidade e segurança. 

Por que digitalizar? 

Com soluções digitais, é possível centralizar dados, garantir acesso controlado, gerar relatórios automatizados e acompanhar indicadores em tempo real. Além de facilitar a colaboração entre equipes. Dentre os principais benefícios, podemos destacar: 

  • Redução de erros operacionais; 
  • Economia de tempo e recursos; 
  • Fortalecimento da tomada de decisões estratégicas; 
  • Mais segurança e rastreabilidade das informações. 

A VisãoGeo como parceira estratégica 

Aqui na VisãoGeo, entendemos que transformar uma operação não é simples. Por isso, atuamos de forma consultiva, lado a lado com nossos clientes, para implementar soluções de automação que realmente atendam às necessidades dos seus processos fundiários. 

Contamos com uma equipe de alta qualidade técnica, especializada em oferecer apoio integral à tomada de decisão, do planejamento à execução. 

Aposte na tecnologia e inovação  

A VisãoGeo atua há mais de 20 anos simplificando a governança de ativos. Atualmente, com o apoio do software Specifor, desenvolvido pela 4Asset, ampliamos nossa capacidade de digitalização e automação dos processos de gestão fundiária. 

A 4Asset, integrante do Grupo Verante e especialista em inteligência de ativos, é uma parceira estratégica que fortalece nossa missão de entregar soluções adaptáveis aos mais diversos contextos operacionais. 

Em resumo, podemos concluir que a gestão de ativos está no centro de grandes empreendimentos. Por isso, automatizar e digitalizar esses processos é o caminho mais eficiente para quem busca crescer com solidez, agilidade e segurança. Conte conosco para transformar a sua governança fundiária.