Nos últimos anos, a diversificação dos tomadores de decisão e a ampliação das demandas do setor público implicaram na modernização desse setor. A governança pública passou a adotar estratégias e processos que possibilitam maior eficácia e eficiência na entrega dos mais variados serviços e produtos à população.
A geotecnologia compõem uma dessas estratégias, e é cada vez mais essencial no cotidiano da administração pública. A seguir, explicamos melhor esse conceito, bem como quais são suas principais utilidades nesse âmbito.
O que é geotecnologia
A geotecnologia é um conjunto de tecnologias que tem como objetivo a coleta, o processamento, a análise e o acesso de informações com referência geográfica. Suas soluções são compostas por softwares, hardwares e peoplewares.
Como modelos de geotecnologia, temos:
- Cartografia digital;
- Sistemas de Informação Geográfica (GIS);
- Sistemas Globais de Navegação e Satélites (GNSS);
- Topografia clássica;
- Sensoriamento remoto por satélites;
- GPS (Sistema de Posicionamento Global);
- Fotogrametria.
O papel da geotecnologia é fundamental em uma série de demandas, sejam elas de cunho operacional (realização de obras e projetos para os mais diversos fins) ou burocráticos (como cadastros para regularização de tais obras). Seu uso pode ser aproveitado tanto em corporações privadas quanto na administração pública. É sobre essa segunda área que trataremos melhor nas próximas linhas.
Soluções de geotecnologia para a gestão pública
As soluções geotecnológicas na administração pública podem ser usadas nas mais diversas áreas. Gestão municipal, agronegócio, meio-ambiente, serviços públicos de saneamento, e segurança são alguns exemplos, dentre os quais este último se destaca.
A segurança pública é um setor no qual o uso da geotecnologia vem demonstrando ótimos resultados. Um caso exemplar disso é o Estado do Amazonas, que reduziu significativamente a criminalidade em suas cidades após a ampliar a utilização de Sistemas de Informação Geográfica (GIS).
De acordo com levantamentos da SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas), o resultado do projeto no período de implantação foi a queda de 23% dos casos de homicídios quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Quer entender melhor como isso é possível? Abaixo trazemos as principais soluções das plataformas de geolocalização para a segurança pública:
Acompanhamento em tempo real dos delitos registrados
No Brasil, atualmente o geoprocessamento é uma das mais modernas tecnologias para controlar e combater a criminalidade nos estados. O sistema é capaz de monitorar praticamente em tempo real todos os registros de ocorrência realizados pela polícia civil e militar.
O resultado é a criação de um mapa com alta capacidade de renderização, com endereços completos e precisos, no qual pode-se visualizar onde e quando os crimes ocorrem. Com isso, é possível alocar melhor as viaturas e garantir uma cobertura policial adequada, além de desenhar estratégias mais assertivas de prevenção.
Avaliação de desempenho dos profissionais responsáveis pela segurança da população
Quando se utiliza plataformas de geolocalização, é possível mapear as regiões e os horários em que os delitos ocorrem. A partir do momento que se toma conhecimento disso e que se envia policiais para vigilar esses locais, a resposta esperada é que o mapa indique uma redução da criminalidade.
Se isso não acontecer, significa que falhas no processo estão ocorrendo. Os órgãos públicos podem, então, fiscalizar os responsáveis por cada turno e cobrar mais agilidade e eficiência dos chefes de polícia. Assim, pode-se ter maior controle sobre a situação e tomar as medidas cabíveis (sejam elas a substituição de funcionários ou o maior investimento em preparação dessas equipes).
Criação de um banco de dados seguro que pode servir como prova de crimes
Infelizmente, em muitos inquéritos policiais existem “provas” que são anuladas porque não são originárias de um sistema confiável ou de um banco de dados. Quando esses elementos-chave no desenrolar de investigações são gerados de forma equivocada ou baseados meramente em presunção, fica muito difícil encontrar a verdade e fazer justiça.
A geotecnologia cria soluções para iniciar, manter e encerrar uma investigação de forma correta, pois sua metodologia tem como base o uso de bancos de dados e GIS’s. O processo de tomada de decisão se torna muito mais efetivo.
Informações de tráfego
Essa solução difere um pouco da esfera das outras, mas também é vital para a segurança da população. Com sistemas de geolocalização é possível monitorar de perto o tráfego, identificando estradas bloqueadas, acidentes e podendo encontrar novas rotas.
Neste post mostramos algumas formas pelas quais a geotecnologia pode ajudar os Estados a alcançar maior segurança para seus cidadãos. Em um cenário onde todos os dias a desordem desafia a manutenção da paz, fica claro a importância e o papel que esses sistemas têm em amenizar esse quadro.
Conte com a VisãoGeo
A VisãoGeo oferece soluções específicas em geotecnologia para a gestão pública, tendo seus usos comprovados para os setores de segurança e saúde. Fale agora mesmo com um de nossos consultores.