Você sabia que pode utilizar aplicações webGIS para quase todas as atividades de planejamento e administração agrícola? Seja em escala nacional, regional ou local os benefícios de utilizar informações geoespaciais são inúmeros.
Os mapas e as imagens de satélite são utilizados para o planejamento, gestão de recursos disponíveis e monitoramento de atualizações em políticas públicas.
A seguir, conheça as vantagens e o que você deve considerar antes de contratar uma ferramenta de geotecnologia para sua empresa. Continue a leitura até o final, se quiser compreender melhor os recursos disponíveis na concepção e criação dessas aplicações de georeferenciamento.
O que é Web GIS
As imagens de satélite, os mapas digitais e as bases de dados geocodificadas são armazenados, organizados e analisados como forma de cartografar, gerir e monitorizar a agricultura em diferentes escalas. Para isso, vários procedimentos estão envolvidos na detecção, identificação, caracterização e quantificação precisa e rápida de áreas agrícolas, desde a dinâmica temporal e a utilização dos recursos naturais.
Ou seja, podemos entender o WebGIS, como um tipo de sistema de informação que se liga a um servidor dedicado, onde o cliente acessa por meio navegadores web, aplicativos para desktop ou móvel.
A vantagem de utilizar um WebGIS
Ao utilizar uma conexão à internet para acessar as informações do servidor, os usuários de um WebGIS tem diversas vantagens, incluindo as seguintes:
1. Alcance global
A natureza global dos sistemas de informações geográficas é herdada do HTTP, que é amplamente suportado em qualquer parte do mundo. Quase todas as organizações abrem as suas firewalls e determinadas portas de rede, aceitando os pedidos de respostas HTTP em sua rede local para aumentar a sua própria acessibilidade.
2. Número de utilizadores
Nas tradicionais versões para desktop, o usuário só pode ser acessar os dados localmente de seu computador, o que torna possível apenas um utilizador de cada vez, por conta da autenticação e falta de conectividade em tempo real. Já os WebGIS podem ser utilizados por dezenas ou centenas de usuários em diferentes localidades, plataformas e dispositivos simultaneamente.
3. Melhor capacidade de cross-platform
Compatibilidade com a maioria dos navegadores web: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Apple Safari, Google Chrome. Isso quer dizer que os sistemas suportam tipicamente os padrões HTML e JavaScript, em diferentes sistemas operacionais, como o Microsoft Windows, Linux e Apple Mac OS.
4. Baixo custo
Não é necessário comprar software ou pagar para utilizar os WebGIS. As empresas devem se concentrar em construir uma rede local segura e estável para suportar a interconectividade do WebGIS com seu servidor – bem como distribuir para usuários diferentes, minimizando custos operacionais.
5. Fácil de usar
Os painéis de controle dessas plataformas destinam-se a um vasto perfil de profissionais, incluindo servidores públicos, engenheiros, agricultores, fiscais entre outros prestadores de serviços que possuem ou não conhecimento técnico na àrea. Por isso, sua interface é simples, intuitiva e prática para a maioria dos usuários web.
6. Atualizações unificadas
Para que os SIGs (Sistemas de Informação Geográfica) sejam atualizados para uma nova versão, é preciso baixar e instalar as atualizações em todos os computadores, um drive disponibilizado pelos desenvolvedores. No caso dos WebGIS, as atualizações são fornecidas em tempo real – com inputs dos usuários conectados ao servidor unificado.
Estas características revelam tanto as vantagens como os desafios que os WebGIS enfrentam. Por exemplo, sua simples usabilidade estimula a adesão e compartilhamento de informações por parte dos usuários. Em contrapartida, o apoio a um grande número de utilizadores exige que as plataformas WebGIS sejam escaláveis e ampliem sua base de dados, usuários e recursos.
Se chegou até aqui, é possível que tenha interesse em conhecer mais sobre esses serviços para uma gestão fundiária e ambiental especializada. Se este é o seu caso, então conheça a VisãoGeo. Fale com um consultor através deste link.