A equipe VisãoGeo esteve presente nos dias 21 e 22 de agosto, no Workshop sobre Gestão Patrimonial promovido por CTG Brasil, Isa CTEEP e Aneel. A VisãoGeo mostra o compromisso da empresa em crescer com as necessidades do setor. Valorizamos obter os dados precisos para aprimorar nossas capacidades em conhecimento e informações relevantes para oferecer o mais alto nível de serviços, tecnologia e expertise para o setor.
O evento reuniu empresas, órgãos e concessionárias dos setores de energia e projetos mais relevantes do segmento. O tema do primeiro dia foi sobre “Transferência ou Reversão de Ativos Imobiliários ao Término da Concessão”. O evento discutiu as melhores práticas e aprendizados na governança territorial de empreendimentos do setor de energia. Os temas abordados foram principalmente, a gestão de bordas de reservatórios e as faixas das linhas de transmissão. Os debates temáticos circularam entre os aspectos regulatórios, inovação tecnológica, relacionamento com comunidades e as geotecnologias aplicadas a gestão.
Com foco na Virada Sustentável 2019, em São Paulo, e a ISA CTEEP esteve presente como uma das patrocinadoras do evento. No dia 22 de agosto debateu sobre “O Futuro da Energia” em um painel oferecido pela empresa, que contou com convidados do setor elétrico.
O primeiro dia do evento, 21 de agosto, o tema inicial abordado foi “Transferência ou reversão de ativos imobiliários ao término da concessão”, com a Coordenadora do Comitê de Meio Ambiente da ABCE, Renata Messias Fonseca, onde fez uma apresentação sobre a transferência dos ativos das concessões relicitadas a partir de 2014. O Especialista em Patrimônio Imobiliário da CTG Brasil apresentou a Aplicação da Resolução ANEEL 691/2015, Venda e Doação de Imóveis Inservíveis. O Coordenador de Facilites e Fundiários da Engie Brasil, Rivelino Augusto dos Reis abordou a Alienação de Áreas Remanescentes Inservíveis à Geração.
Para iniciar o segundo tema coordenado pelo evento, sobre Inovação Tecnológica. Os responsáveis em Soluções Ambientais e Inovação da ISA CTEEP, Osni Ricardo de Jesus Campos e Guilherme Amaral, abordaram P&D em Gestão Sustentável de Faixas de Linhas de Transmissão. O Gerente de Patrimônio Imobiliário da CTG Brasil, Ivan Takeshi Toyama abordou o monitoramento de intervenções em reservatórios por imagens de satélite com uso do RCEN Modificado. A Coordenadora do Comitê de Geoprocessamento da ELETROSUL, Cleice Edinara Hübner fechou o segundo bloco apresentando a solução implantada pela 4Asset na Eletrosul, com a abordagem de Sistema de Gestão Fundiária e Ambiental. Segundo a Cleice, obteve visibilidade em tempo real da operação, contribuindo com maior segurança a tomada de decisão. Apresentou o que foi implantado para soluções em Gestão Fundiária e as soluções inteligentes para os empreendimentos, com a automatização dos processos para a gestão de responsabilidades. Mostrou no sistema a geração de documentos, indicadores, relatórios que o sistema implantado oferece para uma extensa base de dados. Mostrou satisfação com as soluções que atenderam os pilares de atuação para eficiência operacional, gestão de ativos imóveis, regulação e meio ambiente. Esse projeto foi implantado pela Visãogeo, usando do 4Asset Enterprise, e trouxe uma evolução muito grande para a Eletrosul, no desenho e adequação dos processos de Gestão Fundiária e Ambiental, onde a expertise da Visãogeo contribuiu muito.
Relacionamento com Comunidades também foi um tema do evento, onde a Coordenadora de Gestão de Reservatórios da AES Tietê, Gisele Teruel Scavassa falou sobre a Regularização on line de Intervenções em Bordas de Reservatório. A Gestora de Geoprocessamento e Gestão Imobiliária da COPEL, Luciane Pereira abordou muito bem as questões relacionadas a Gestão de Bordas de Reservatórios e Linhas de Transmissão, a importância dos programas Boa Vizinhança e Cultivar Energia. O pesquisador do IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais/ESALQ, Girlei Costa da Cunha e a especialista em Sustentabilidade da ISA CTEEP, Paola Bocardo trataram sobre o Uso Comunitário das Faixas de Transmissão.
A temática Geotecnologias Aplicadas a Gestão, contou com o Coordenador do Comitê de Georeferenciamento da ABCE Luis Ugeda Sanches, onde tratou sobre O Setor Elétrico e a Infraestrutura de Dados Espaciais. O Pesquisador do INPE – Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, Fabiano Morelli abordou o Sistema de Gestão Geoespacializada da Transmissão – GGT. Para abordar a Solução Integrada para registro e avaliação de controle de cheias e gestão de ativos, Paulo Sztutman, pesquisador do Laboratório de Topografia e Geodésia da Escola Politécnica da USP, apresentou a videografia Georreferenciada e Visualização Cartográfica Multimídia. O professor Paulo Guilherme Molin (UFSCAR), falou sobre Zoneamento de risco de ocupações através da modelagem espacialmente explicita.
O enceramento do evento ficou com a CTG Brasil e ISA CTEEP, Weberson Eduardo Guioto Abreu, diretor de Projetos da ISA CTEEP finalizou com as últimas palavras ressaltando a importância do evento para o setor.
“A Visãogeo busca o desenvolvimento contínuo na visão de governança territorial. E o tema “gestão sócio patrimonial” de empreendimentos de Geração e Transmissão de energia é importante para nossos clientes. Entendo a importância desses eventos para o setor, podemos encontrar soluções para apoiá-los com produtos e serviços aderentes às suas necessidades. Onde o debate das soluções empregadas e os resultados encontrados geram melhor eficiência na gestão operacional. Ficamos felizes e orgulhosos em contribuir para esse desenvolvimento executando projetos utilizados em soluções apresentadas no evento. ressalta o diretor de Gestão e Operação, Klayton P. Martins.
A Visãogeo vem trabalhando forte nos últimos anos, com projetos voltados para os clientes que participaram do evento. Parabéns a todos da equipe VisãoGeo envolvida nas implantações dos sistemas!