A melhor maneira de aprender sobre projetos topográficos é entender como eles são feitos na prática. A seguir saiba a função dos mapas e como ler e aplicá-los em seus planos.
Mapas topográficos
Os mapas topográficos são representações detalhadas de um relevo natural em grande escala. Eles têm como aplicação as curvas de níveis como método utilizado para indicar as elevações, assim detalhando o relevo na sua melhor composição. Quanto melhor o nível de escala de ampliação, melhor será sua precisão para seu projeto. A maioria dos levantamentos topográficos em uso foi produzida manualmente. Para os cartógrafos e profissionais da área, o futuro está aqui hoje. Uma rede bem sucedida e estabelecida de mais de 70 satélites espalhados pelo globo constitui a base do Sistema de Posicionamento Global (GPS).
Atualmente, existem outras redes de satélites similares ao GPS (EUA), como por exemplo o Glonass (russo). Quando coletados juntos com equipamento topográficos de GPS se tem pontos de alta precisão e seu modo operante se constitui em enviar pulsos de ondas eletromagnéticas 24 horas por dia na direção da Terra e medir a força e a duração do tempo necessário para que um sinal se recupere. A partir dessas informações, os cientistas podem determinar a altura e a forma dos recursos na superfície.
Geralmente, quando gravados em série, os pontos coletados fornecem as coordenadas (UTM-x,y,z / Geográfica-Lat-Log), que assim mostram as mudanças graduais no terreno.
Esses mapas exigem um pouco de conhecimento para sua interpretação e podem ser difíceis de ler, caso você não tenha conhecimento técnico no assunto. Esse sistema permite que os topógrafos de campo determinem com precisão as posições horizontais a poucos centímetros, mesmo nos terrenos mais remotos onde as técnicas convencionais de topografia são impossíveis.
Para que servem os projetos topográficos
A topografia não apenas fornece uma imagem realista da superfície da Terra, mas também ajuda outros profissionais a observar as formas como os rios e córregos drenam a paisagem onde as planícies são propensas a inundações, para onde placas tectônicas estão se movendo, entre outros estudos importantes para a sociedade.
A topografia também é um dos fatores que influenciam onde existem ecossistemas específicos. Portanto, a topografia pode ser usada por profissionais para prever onde certas plantas ou animais, como espécies ameaçadas de extinção, podem ser encontrados.
Esses levantamentos servem para identificar características naturais e artificiais de uma determinada área, usando as tecnologias GPS e EDM, onde a linha de base da calibração do EDM deve ser dimensionada para determinar a escala.
Benefícios dos projetos topográficos
O estudo e elaboração de projeto topográfico pode ter diversas aplicações, como planejamento militar e exploração geológica. Informações detalhadas sobre as características de um terreno são essenciais para o planejamento de qualquer obra de engenharia civil.
Mais recentemente, plataformas de navegação em larga escala, como a plataforma HERE, foram desenvolvidas usando a tecnologia de satélite. Esse mecanismo vem fornecendo as primeiras pesquisas completas e amplamente disponíveis sobre a Terra.
Os mapas e projetos topográficos são desenvolvidos a partir de dados de pesquisas geográficas. E servem como base de uma estrutura, independentemente de ser uma estrutura industrial, comercial ou residencial.
Listados abaixo estão alguns dos principais benefícios da realização de um projeto topográfico:
Fornece os dados necessários sobre uma área antes de construir: com um mapa e projeto topográfico, você pode analisar dados e planejar os recursos com mais precisão. Isso porque, obterá informações específicas sobre o funcionamento do solo de uma determinada região.
Fornecer informações sobre alterações realizadas na terra: essas pesquisas podem fornecer informações sobre alterações que foram feitas antes de serem usadas. Isso permite que os engenheiros planejam a estrutura e, ao mesmo tempo, assegurem que ela seja adequada ao terreno antes de começar o processo de construção.
Garantir construção durável: levantamentos topográficos, realizados antes da construção de um projeto, permitem que você entenda a topografia do terreno. Existem várias empresas que possuem vasta experiência na realização de pesquisas topográficas ou terrestres.
A VisãoGeo é referência em Geotecnologia, possuindo sistemas e soluções próprias para empresas privadas e órgãos públicos. Também é empresa parceira da NEAR Location, a distribuidora exclusiva da da Plataforma de Geolocalização HERE no Brasil.
Essa escolha pode impedir você de cometer erros dispendiosos e, ao mesmo tempo, garantir o mais alto controle de qualidade do seu empreendimento.