A cadeia de distribuição apresenta, a cada dia, um valor estratégico mais valioso para as empresas. Apesar dos desafios que o setor possui, esses desafios podem ser vencidos com uso da tecnologia, alcançando resultados mais efetivos para os negócios. Para que isso ocorra, é importante saber como criar rotas inteligentes.
A possibilidade de criar rotas e caminhos mais inteligentes oferece inúmeros benefícios para a gestão de transporte de cargas e, consequentemente, para a empresa, o que favorece a competitividade do negócio diante um mercado tão concorrido.
Para saber mais sobre como criar rotas, fizemos este breve artigo sobre o assunto. Acompanhe!
O que é a criação de rotas dentro do contexto da logística
A criação de rotas, dentro do contexto da logística, consiste na roteirização do transporte de carga que a empresa fará de um ponto ao outro (geralmente, do local de produção até o local de venda do produto). Para isso, alguns fatores são levados em consideração: risco e segurança; condições do asfalto; restrição de altura dos veículos; pedágios; distância; trânsito e o caminho mais curto.
Dessa forma, engana-se quem pensa que criar rotas é algo simples. É, na verdade, uma atividade complexa que exige a análise de muitas variáveis, que não podem deixar de ser consideradas. Rotas mais longas ou mais caras podem afetar o prazo de entrega do produto, além de encarecer a logística, o que afeta a produtividade da empresa.
Simultaneamente, é importante se ater às peculiaridades dos trajetos curtos, como o número de pedágios, condições da estrada ou mesmo locais de risco. Assim, um fato sobre a logística é que nem sempre o caminho mais indicado entre dois pontos é uma reta. Por isso, é importante analisar todas as variáveis que indicamos anteriormente.
Vantagens de criar rotas inteligentes
Agora abordaremos as principais vantagens de criar rotas: melhora velocidade no tempo de entrega, redução de custo e segurança.
Velocidade no tempo de entrega
Com o planejamento e a criação da rota mais adequada, é possível diminuir o tempo de entrega da mercadoria e, principalmente, garantir que o prazo de entrega seja cumprido. Muitas empresas falham nesse quesito e, independentemente da qualidade do serviço ou produto, a imagem fica arranhada, o que se torna um grande problema no médio e longo prazo.
Redução de custo
Quanto menor o custo em logística, maior tende a ser o lucro da empresa — se o preço se mantiver —, ou maior mais atrativo se torna o preço do produto. A escolha entre uma alternativa e outra é uma decisão de gestão, mas a redução de custo proporciona esse trade off bastante agradável. Sem ele, a gestão fica sem escolhas.
Leia também: Inteligência geográfica nas empresas: por que desenvolvê-la
Segurança
Outro ponto é a questão da segurança. Infelizmente, vivemos em um país que a questão da segurança precisa ser tratada como prioridade. E a criação de rotas contribui para um transporte mais seguro, tanto para a carga, quanto para os colaboradores.
Como criar rotas inteligentes
Agora apontaremos como criar rotas inteligentes a partir dos seguintes passos: definir a política de transportes, conhecer as características operacionais, aprimorar a cadeia e uso de tecnologia.
Definir a política de transportes
É importante definir a política de transporte da empresa, isto é, identificar quais são as diretrizes mais adequadas para reger o transporte na empresa no segmento em que você atua.
Conhecer as características operacionais
Leve em consideração a quantidade de pedidos, frequência, restrições sobre a circulação do transporte de carga, limite dos horários de trabalho, distribuição geográfica das áreas de coleta e entrega da carga e ritmo de escoamento do produto.
Aprimorar toda a cadeia
É importante aprimorar toda a cadeia de transporte, isto é, desde a armazenagem. Assim, todo o processo se torna mais eficiente. Pense na rota de forma global, desde o processo de armazenagem.
Uso de tecnologia
Por fim, temos o uso da tecnologia, que deve ser vista não como uma inimiga dos negócios, mas como uma aliada. Os custos de implementação podem ser altos, mas eles se pagam no médio e longo prazo, incluindo maior eficiência na rota.
Sendo assim, saber como criar rotas é fundamental para garantir uma logística mais eficiente para a sua empresa. Além de metodologias e técnicas tradicionais de logística, é importante contar com tecnologia, como uso de GPS, softwares e demais tecnologias de rastreio e segurança da carga.
Em busca de uma plataforma de localização custo-eficiente e com as mais avançadas tecnologias e funcionalidades do mercado? Então é hora de conhecer a HERE, a plataforma de localização número 1 no mundo para empresas. Faça um teste gratuito agora mesmo.