Skip to main content
HERE

Localização em tempo real e rastreio inteligente de ativos com Blockchain

By 23 de abril de 2019janeiro 13th, 2023No Comments
Quando você encomenda um pacote da Amazon, você recebe um alerta avisando quando seu pacote foi enviado e quando ele será entregue em sua casa. Você poderá rastrear o status de seu pedido por meio de informações baseadas em pontos de verificação. Você pode ver quando seu pedido saiu do depósito central, quando está a caminho, quando chegou ao centro de distribuição local, etc. O mais importante é que você confia que todas essas atualizações realmente aconteceram em tempo real.

Agora, imagine se você é um grande fabricante com milhares de peças e suprimentos sendo encomendados e entregues de vários fornecedores diariamente. Como você ganha um nível semelhante de confiança total no status mais recente de cada atualização em uma cadeia de suprimentos tão complexa?

Em teoria, esse é o tipo de santo graal que pouparia a esse fabricante uma quantidade considerável de tempo, dinheiro e recursos.
É um desafio imensamente importante para qualquer organização que conta com planejamento de transporte e logística em grande escala. É exatamente por isso que a HERE criou um protótipo da tecnologia blockchain na cadeia de suprimentos para uso de transporte e logística.
Por que blockchain?
O objetivo da HERE é usar a tecnologia blockchain juntamente à plataforma de geolocalização, utilizando a combinação dos dois como forma de verificar de maneira independente quando um evento específico acontece em um local específico, no contexto da cadeia de suprimentos.
Combinando as mais recentes tecnologias de geolocalização e a inteligência geotecnológica do blockchain, é possível finalmente superar o problema mais frustrante e desafiador para as empresas de transporte e logística: o de nem sempre ter acesso às informações precisas e em tempo real sobre o local do pacote rastreado.
Talvez a descrição mais simples de um blockchain seja que ele é um sistema de registro à prova de falhas. Um registro digital de transações, no qual registros individuais (blocos) são vinculados a uma lista (uma cadeia) criptografada.
Naturalmente, muitas pessoas ainda associam blockchain com Bitcoin e outras criptomoedas. No entanto, com qualquer aplicação da metodologia blockchain em transporte e logística – assim como é o caso do Bitcoin em um contexto monetário – é a comunidade que é a autoridade, validando as transações. No contexto da cadeia de suprimentos, a comunidade é o grupo de todas as empresas envolvidas no processo logístico.
E é esse mecanismo à prova de falhas de geração automatizada de confiança na transação que é blockchain.
Adicionando localização em tempo real para blockchain
Combine isso com as mais recentes tecnologias de localização e rastreamento em tempo real e você começará a desenvolver soluções de cadeia de suprimentos, transporte e logística realmente exclusivas que finalmente oferecerão aos fabricantes e companhias de navegação o mesmo: 100% de confiança em cada atualização que ocorrer em todas as cadeias de suprimentos.
Combinando tecnologias de rastreamento de IoT, dados de localização em tempo real e blockchain, você pode verificar se uma transação sobre a qual você foi notificado realmente aconteceu naquele momento específico naquela área exata.
E isso, se você estiver executando uma operação de transporte ou logística em grande escala que envolva o movimento e o monitoramento de milhares de pacotes ou ativos a qualquer momento, torna-se uma mudança estratégica.
Automação de transações financeiras
Além disso, uma vez que você tenha 100% de certeza sobre a localização e o status de cada ativo da sua empresa, a automação das transações financeiras fica muito mais fácil de ser alcançada.
Por exemplo, se eu estiver em uma fábrica aguardando a chegada de minhas peças e se a empresa de remessa me notificar que que as peças foram entregues, uma fatura automática seria gerada. No entanto, se eu puder saber que as peças estão em outro lugar, esperaria que elas chegassem (reduzindo tempo e recursos localizando as peças ainda não entregues).
O Blockchain me permite tornar todo este processo totalmente automatizado, porque fornece a localização exata, bem como as informações precisas sobre as atualizações da empresa de transporte. Com o Smart Contracts diretamente no blockchain, o sistema pode gerar automaticamente uma fatura com base em dados verificados independentemente. Este é um exemplo perfeito de um caso de uso de metodologia blockchain feito dentro do contexto da cadeia de suprimentos.
O sistema fornece ao destinatário uma notificação confiável e garantida de que recebeu suas mercadorias (ou, por exemplo, que suas mercadorias estão situadas no contêiner nº 4526, em trânsito, e estão programadas para entrega no depósito em aproximadamente 39 horas e 12 minutos ) e a informação para que as faturas para pagamento possam ser geradas.
Detecção de fraude como você nunca viu
Por fim, colocar em camadas a capacidade avançada de mapeamento e de dados de localização em um registro de blockchain, também é um meio incrível de detecção de fraudes, pois você não sabia se as atualizações de entrega fornecidas estavam de fato precisas.
O Blockchain agora lhe dá a possibilidade de verificar automaticamente a precisão de tais transações, porque ele pode combinar a localização real do objeto com o relatório de localização da empresa de logística.
É um conceito simples, mas revolucionário, para empresas de manufatura, transportes e logística: transparência perfeita da localização de qualquer objeto que você esteja rastreando – em grande escala.
Faça o teste gratuito da Plataforma HERE
Se você ficou fascinado por essa tecnologia e quer conhecer melhor tudo o que a Plataforma de Geolocalização HERE tem para oferecer a sua empresa, faça agora mesmo o teste gratuito do Freemium – Premium Free da HERE – clicando aqui