Skip to main content
HERE

Criando mapas com a plataforma aberta HERE XYZ

By 24 de junho de 2019janeiro 13th, 2023No Comments
 O último lançamento da HERE, a XYZ, permite a criação de mapas de forma aberta, mas de maneira muito mais facilitada. Saiba mais sobre esta poderosa ferramenta.

Primeiramente, é importante compreender o que é a plataforma aberta HERE XYZ, qual a sua finalidade e importância para as pessoas que pretendem utilizá-la, assim, será mais fácil de explicarmos como ela funciona.

Além disso, também mencionaremos um pouco sobre a empresa que criou a plataforma, a HERE Technologies, líder global em serviços de mapeamento e de geolocalização.
Inquestionavelmente, a HERE é uma empresa respeitada no meio e, portanto, é notória a qualidade de seus serviços, por isso, podemos partir para explicar a parte mais técnica sobre a finalidade da plataforma.
Qual a finalidade da plataforma aberta HERE XYZ?
Tem como propósito disponibilizar aos desenvolvedores e usuários a possibilidade de criar mapas informativos e interativos, como também aplicativos com reconhecimento de localização.
O serviço desta plataforma é disponibilizado na versão Beta, resolvendo um problema relevante, ou seja, ele disponibiliza acesso ativo aos dados carregados, flexibilizando o compartilhamento de dados de forma imediata por meio da nuvem.
Enfatizamos que o usuário não precisa digitar códigos, pois este disponibiliza o acesso ativo aos dados carregados, por meio de outras ferramentas de renderização de mapas, tais como: Leaflet, Tangem e Three.js.
Permitindo que qualquer desenvolvedor de apps ou qualquer pessoa interessadas na cartografia possam criar mapas interativos, infográficos e aplicações a partir deste.
Sua versão beta, a API do HERE XYZ, disponibiliza exemplos de quatro mapas com dados já desenvolvidos, basta acessar o site do projeto para que possa ter acesso ao serviço.
Como criar mapas com a Plataforma aberta HERE XYZ? 
Iniciamos explicando que o HERE XYZ pode ser acessado através da API do XYZ diretamente no Hub, como também, pode ser acessado da HERE Command Line Interface (HERE CLI).
Podendo acessar a API através de uma interface gráfica que se baseia na web, chamada XYZ Studio, permite a visualização dos dados no Hub e a criação de mapas simples.
Então, seguimos para os passos de como criar mapas através da plataforma HERE XYZ:
  1. A princípio, é necessário aprender a visualizar dados de um espaço XYZ, portanto, abra o GeoJSON Viewer, abrindo uma URL específica você acessará um mapa;
  2. Logo após, será necessário realizar upload, marcar e visualizar os arquivos GeoJSON que são maiores. Este será realizado através de um acesso específico ao XYZ.
  3. Então, acesse um espaço XYZ através do ponto final de mosaico de vetores. Este acesso se dará através do XYZ Space como blocos de vetores GeoJSO em um renderizador, tal como o Tangram;
  4. · Logo depois, aprenderá como visualizar o geodados do Espaço XYZ de vários tipos de ferramentas de mapeamentos. Assim, carregue o GeoJSON para fazer um mapa com as tiles vetoriais Tangram e XYZ;
  5. · Em seguida, realizará a transferência da CSV contendo os dados escolhidos para um Espaço XYZ, exibindo-o utilizando os blocos vetoriais no Tangram.
  6. Todos os detalhes estão disponíveis nos tutoriais disponibilizados no próprio site para que possa realizar o passo a passo de como criar um mapa através da plataforma HERE XYZ, inclusive com o auxílio de telas de cada passo.
Criando mapas através do Estúdio XYZ
O XYZ Studio é um aplicativo que permite acessar dados XYZ e criar mapas sem codificação de uma forma bem simples, assim, veja os recursos importantes deste:
Map Design
Personalização da aparência do mapa para produzir uma renderização consistente em todas as plataformas;
Personalização do mapa
Disponibiliza informações e camadas existentes para exibição;
Integração de mapas
Inclui mapas em aplicativos que se baseiam na web;
Gerenciamento de dados
Permite o upload de dados de mapas personalizados na forma de conjunto para análise simples e consumo de aplicativos externos.
 
Os passos para utilizar o XYZ Studio:
  • Criar uma conta de desenvolvedor do HERE;
  • Em seguida, crie um projeto na opção específica e altere o mapa base. Nesta opção, você poderá utilizar as opções gratuitas e de código aberto, escolha um mapa base;
  • Após a criação do projeto, você ver um cartão para cada projeto criado, inclusive será possível criar vários projetos. Inclusive haverá auxílios de navegação para vista do cartão, vista da mesa, projetos favorecidos etc.;
  • Agora o Data Hub será onde você fará o upload, edição e exclusão dos dados geoespaciais que foram usados quando criava as camadas no seu projeto;
  • Styling – será onde poderá personalizar o seu mapa, colocando cores, tamanho, ícones, rótulos, entre outros;
  • será possível compartilhar os mapas que criou com qualquer pessoa.
Conclusão
Sem dúvida é uma ferramenta que visa contribuir para aqueles que necessitam do serviço de mapeamento e de localização de dados podendo ser compartilhado em tempo real através da nuvem.
Assim, é possível realizar a criação de mapas interativos e informativos que podem ser utilizados também em aplicativos que reconheçam a localização através do uso de ferramentas e recursos confiáveis.
Finalizamos afirmando que a plataforma HERE XYZ veio para facilitar bastante a vida dos desenvolvedores e cartógrafos que necessitam de uma ferramenta que potencialize o seu processo criativo.
Faça seu teste gratuito da Plataforma HERE
Agora que você já sabe de mais uma funcionalidade da Plataforma HERE, quer tal fazer um teste gratuito da Plataforma? Clique aqui para obter sua licença Freemium e descobrir por que a HERE é líder mundial em geolocalização.