O gerenciamento de risco no transporte de cargas é fundamental para manter qualquer negócio funcionando de forma eficiente, uma vez que a logística má aplicada gera diversos problemas, como apreensões de mercadorias, problemas judiciais, perda de receita, reclamações de clientes, inviabilizando toda a estrutura operacional do negócio.
Os desafios são variados, e como exemplo podemos apontar o roubo de mercadorias. Para evitar esses problemas, é necessário estar preparado para fazer a gestão dos riscos inerentes a esse processo. Para isso, fizemos este breve artigo especialmente para você.
Como ser eficiente na gestão de riscos
Para ser eficiente no gerenciamento de risco na logística, é importante identificar quais são esses riscos. E essa etapa de análise e investigação apresenta 4 fases:
- identificação dos riscos;
- análise;
- avaliação; e
- adoção de medidas para evitar acidentes e incidentes.
Para realizar essas etapas, é importante levar alguns aspectos em consideração. Em primeiro lugar, considere o valor da carga, condições do percurso (condições da estrada e índice de violência do trajeto) para concluir qual a melhor alternativa para transportar a carga.
Após isso, é importante considerar a adoção de tecnologia para melhorar o gerenciamento de risco na logística, além de outras medidas preventivas. Entre as principais soluções, destacamos: escolta, quando necessário; rotograma falado; sistema de rastreamento via GPS; monitoramento da frota via sistema de câmera ou DVR veicular.
Não são tarefas simples, visto que diversos fatores devem ser avaliados, como custos, segurança, monitoramento da equipe e do caminhão, etc. Dessa maneira, é um processo que requer acompanhamento e muita disciplina, especialmente quando consideramos demandas muito altas. Portanto, as grandes empresas optam por investir em tecnologia para tornar mais fácil o gerenciamento dessas operações.
Como planejar o gerenciamento de risco
Agora é hora de apontar o passo a passo que você deve tomar para gerenciar os riscos na logística, identificando os principais fatores que devem ser levados em consideração.
Leia também: A importância da geocodificação na logística
Perfil de risco do produto
Alguns produtos apresentam maior risco que outros, quando falamos de transporte. Por exemplo, material para reciclagem é um item relativamente seguro, pois poucas pessoas se interessam pelo produto, é difícil vendê-lo em qualquer lugar, é fácil rastrear a carga, etc. Por outro lado, dinheiro em espécie é um material de alto risco e um dos itens mais cobiçados por criminosos.
Assim, existem estratégias diferentes para o transporte desses dois tipos de material: um envolvendo maior segurança e outro envolvendo menor segurança.
Perfil dos envolvidos no transporte
É fundamental ter confiança em quem vai transportar a mercadoria da empresa. De outra forma, todo o processo ficará comprometido. Por isso, é importante levantar o perfil dos envolvidos nessa etapa, desde os gestores até quem estará realizando o trabalho de transporte de fato.
Rastreabilidade da carga
Outro fator importante é a rastreabilidade da carga. Quanto maior for o acesso à informação do trajeto da carga, maior é a segurança, pois além de inibir possíveis furtos, a rastreabilidade dá ao gestor a capacidade de tomar decisões a fim de preservar a mercadoria, caso algum incidente ocorra.
Escolha correta da rota
A escolha da rota deve ser a melhor possível levando em consideração fatores como: segurança, distância e condições da estrada. A resposta mais equilibrada entre esses fatores deve ser a alternativa a ser escolhida.
Sendo assim, o gerenciamento de risco na logística é fundamental para conseguir entregar a mercadoria em tempo hábil, evitando assim maiores prejuízos financeiros e relativos à imagem da empresa.
Como a HERE pode auxiliar na gestão logística da sua empresa?
Para um gerenciamento de risco eficiente, você precisa de uma plataforma de localização altamente precisa e confiável para a navegação, com disponibilidade de mapas offline, APIs e SDKs para integrações e personalizações sob medida, suporte diferenciado e muito mais. Estas são apenas algumas das funcionalidade que fazem da plataforma HERE a número 1 do mercado mundial há vários anos na avaliação de especialistas da OMDIA, à frente de plataformas como Google Maps e Apple Maps. Conheça hoje mesmo a HERE: visaogeo.com.br/here.