[Estudo de caso] Plataforma de geolocalização gera milhões em economia na gestão de frotas

Gestores de frotas vivem sob tremenda pressão para conseguir tomar decisões rápidas e eficientes em tempo real. Os serviços de mapeamento e localização da HERE, são a base para empresas e órgãos públicos lidarem com seus ativos móveis e fixos de maneira inteligente.

Especificamente, as ferramentas da plataforma de geolocalização HERE permitem que provedores de softwares de frotas ajudem seus clientes a:

  • Reduzir o custo através da otimização da distância
  • Aumentar a produtividade através de uma melhor utilização de ativos ao mesmo tempo
  • Aumentar a satisfação do cliente com a precisão do tempo de chegada e atendendo a solicitações em tempo real.

Economia na prática: veja como R$3 milhões foram viabilizados nesse estudo de caso.

Usando dados de uma empresa de logística, destacamos um estudo de caso que mostra como a operação de pequena frota poderia economizar mais de R$ 3 milhões por ano usando os serviços de geolocalização da HERE.

Primeiro, usando o Geocoder HERE, todos os veículos da empresa (os pontos azuis) e os pontos de coleta e entrega (pontos amarelos) são exibidos no mapa. Isso ajuda a fornecer ao operador da frota uma rápida avaliação visual de seus ativos em relação a todos os locais de coleta e de entrega. As condições de trânsito e clima em tempo real, também podem ser exibidas no mapa permitindo que os operadores do sistema recebam uma resposta rápida dos eventos que possam afetar seus motoristas em cada situação.

planejamento de rota basica plataforma de geolocalizacao here

Em seguida, rotas e agendas de destino são calculadas usando a API de roteamento da plataforma de geolocalização HERE. O serviço de roteamento aproveita os dados de alta qualidade dos mapas HERE, que incluem dados de permissão de tráfego de caminhões como, restrições físicas e legais e limites de velocidade. Para levar o motorista até lá, o HERE Mobile SDK pode ser usado para criar aplicativos móveis que fornecem uma navegação completa curva a curva em tempo real e guiada por voz para carros e caminhões.

planos de rota melhorados plataforma de geolocalizacao here

Para atender a janelas de tempo de entrega específicas, a API de extensão de ponto de interesse (POI) otimizou as rotas, resultando na redução adicional na distância total percorrida. Esse serviço da plataforma de geolocalização pode calcular a sequência ideal de até 100 pontos de referência ao longo de uma única rota, levando em conta a coleta com tempo preciso ou as possíveis janelas de entrega.

Para melhorar o atendimento ao cliente, o Geofencing HERE é usado para alertar um cliente quando a van ou o caminhão da empresa está perto, para que ele possa estar pronto para a coleta ou entrega. Uma mensagem de notificação é enviada quando o motorista insere um perímetro virtual, calculado a partir da área entre o motorista e local do cliente.

Servico do cliente melhorado plataforma de geolocalizacao here

Por fim, o estudo de caso mostra como é fácil adicionar uma nova escala, mostrada pelo ponto vermelho no mapa. Usando o Roteamento de Isolinha, podemos determinar o veículo mais próximo para alcançar o ponto de parada e redirecionar o veículo em tempo real. Usando o mesmo número de ativos, essa empresa poderia ampliar seus negócios e expandir a capacidade de retirada e entregas em 7%.

Plataforma de geolocalização HERE: a aliada do seu negócio

Este estudo de caso demonstra como as empresas de frota podem otimizar os planos de roteamento, reduzir a distância total percorrida, manter contratos de serviço, melhorar a satisfação do cliente e expandir seus negócios aproveitando os serviços da plataforma de geolocalização da HERE.

Quer saber como a HERE pode ajudar a sua empresa oferecendo a melhor plataforma de geolocalização para integração dos seus sistemas de demandas de ativos em campo? Fale com a VisãoGeo, a única representante da HERE na América Latina, para implementar a plataforma de geolocalização número 1 no mundo na sua empresa!